Presidentes dos Tribunais de Justiça do país se reúnem no XIII Consepre em João Pessoa
Presidentes dos Tribunais de Justiça de todo o Brasil reunidos no XIII Consepre, em João Pessoa.
O presidente do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ), desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo, participou do XIII Conselho de Presidentes dos Tribunais de Justiça do Brasil (Consepre), realizado em João Pessoa. O evento, organizado pelo Tribunal de Justiça da Paraíba, reuniu presidentes dos Tribunais de Justiça de 26 estados brasileiros para discutir temas relevantes para o aprimoramento do Judiciário nacional.
Nesta edição, os magistrados tiveram a oportunidade de trocar experiências e alinhar pautas importantes, como o uso de novas tecnologias no Judiciário, incluindo a Inteligência Artificial (IA), e o fortalecimento das práticas de conciliação, com destaque para o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc).
Durante o evento, o presidente do TJPB, desembargador João Benedito da Silva, destacou a importância de se manter atualizado frente aos avanços tecnológicos: “Falamos sobre a Inteligência Artificial Generativa, o que foi muito importante para que pudéssemos formar uma opinião comum entre os tribunais a respeito do uso dessa ferramenta. Já vínhamos pensando sobre isso no nosso Tribunal e ficamos convencidos de que o uso dessa tecnologia é indispensável. Se não implantarmos nos próximos dois anos, ficaremos para trás, tanto em termos de pontuação quanto na entrega da prestação jurisdicional àqueles que demandam o Tribunal”.
Além de contar com a presença de persos magistrados dos tribunais de Justiça do país, o XIII Consepre também recebeu os ministros Antonio Herman de Vasconcellos e Benjamin, presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), e Mauro Campbell, corregedor nacional de Justiça.
Consepre
O Conselho de Presidentes de Tribunais de Justiça do Brasil (Consepre) foi criado em novembro de 2021, a partir da fusão do Conselho de Tribunais de Justiça e do Colégio de Presidentes de Tribunais de Justiça. Seu principal objetivo é consolidar uma linha de entendimento nacional em termos de reestruturação da representatividade institucional dos presidentes dos Tribunais de Justiça de todo o país.
Com informações do TJPB.
Departamento de Comunicação Interna