Agosto lilás: Coem participa de debates no Rio e em Brasília
No mês de conscientização e combate à violência contra a mulher (agosto lilás) e aniversário da Lei Maria da Penha, o Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ), por meio da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Coem), participou de eventos relacionados ao tema em Brasília e no Rio de Janeiro.
Nos dias 7 e 8 de agosto, a Coem representou o TJRJ na XVIII Jornada Maria da Penha, promovida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A desembargadora Adriana Ramos de Mello, coordenadora da Coem, ministrou palestra sobre “Desdobramentos jurídicos-hermenêuticos da Lei Maria da Penha: violência política e violência obstétrica”. Também integraram o encontro os juízes membros da Coem, Erica Bueno Salgado, Andrew Francis dos Santos Maciel; a juíza de Barra Mansa, Katylene Collyer Pieres de Figueiredo; e a assistente social Patrícia Valéria, representando a equipe multidisciplinar que assessora a Coem e os Comitês de Promoção da Igualdade de Gênero e de Prevenção e Enfrentamento dos Assédios Moral e Sexual e da Discriminação (Cogens).
A Coordenadoria também participou do encontro para a assinatura da Carta Compromisso em Defesa das Meninas e Mulheres do Rio de Janeiro, promovido pela Secretaria de Estado da Mulher (SEM-RJ), no dia 7 de agosto. O evento realizado na Sala Cecília Meireles, no Centro do Rio, teve o objetivo de mobilizar autoridades dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, além de representantes da sociedade civil, de organismos de políticas para as mulheres dos municípios, lideranças e representantes de persas matrizes religiosas, esportivas e culturais. Representaram a Coem as juízas Katerine Jatahy Kitsos Nygaard e Tula Corrêa Mello.
As juízas Juíza Katerine Jatahy Kitsos Nygaard e Elen de Freitas Barbosa, ambas membras da COEM, estiveram presentes ao encontro em comemoração aos 5 anos de criação da Patrulha Maria da Penha - Guardiões da Vida, no dia 5 de agosto, no Salão Nobre do Quartel-General da Polícia Militar, a convite do secretário de Estado de Polícia Militar, Coronel PM Marcelo Menezes Nogueira.
Debate
No próximo dia 19 de agosto, a Escola da Magistratura (Emerj) promove, por meio do Núcleo de Pesquisa em Gênero Raça e Etnia (NUPEGRE) e dos Fóruns Permanentes de Violência Doméstica, Familiar e de Gênero, de Saúde Pública e Acesso à Justiça, o evento “Políticas Públicas no Enfrentamento à Violência de Gênero contra as Mulheres”. Participarão do encontro representando a Coem a desembargadora Adriana Ramos de Mello, e as juízas Katerine Jatahy Kitsos Nygaard e Elen de Freitas Barbosa.
O evento será presencial, no auditório Paulo Roberto Leite Ventura, na sede da Escola, e poderá ser acompanhado on-line. As inscrições dever ser feitas na página do evento no site da EMERJ.
Departamento de Comunicação Interna